Tudo sobre Cronograma Capilar
- Pri
- 10 de nov. de 2015
- 3 min de leitura

Olá gatonas,
O papo aqui hoje é cabelo. Resolvi testar um método bem legal pra dar um jeito na minha juba. Quem não quer ter um cabelo saudável, sedoso, brilhoso e com balanço incrível? Não importa se usa curto ou cumprido, se usa liso ou cacheado. Importante é estar lindo né. E com o passar do tempo nosso cabelo vai sofrendo muitos danos provocados por processos químicos, secador, chapinha, poluíção. É aí que entra o cronograma capilar, para recuperar e deixar as madeixas lindas. Se você nunca ouviu falar, vem comigo que vou te explicar tudinho como funciona e como fazer.
Cronograma capilar é basicamente uma agenda de tratamentos para os cabelos. Que consiste em hidratar, nutrir e reconstruir os fios, que é justamente o que os fios precisam. Só precisa identificar o que cada cabelo mais precisa, uma vez identificado basta focar no tratamento mais necessário. Há também o cronograma oficial que é bem interessante para iniciar, eu vou começar por ele, inclusive. Ele dura 4 semanas e é composto de 8 hidratações, 3 nutrições e uma reconstrução, respeitando intervalo de 48 horas para cada procedimento.

Quais produtos usar?
Já adianto que não, não será necessário gastar rios de dinheiro com produtos caros para fazer o cronograma capilar, a menos que você queira e possa fazer isso. Eu não posso, infelizmente rs. Então escolhi produtos BBB que encontramos em farmácias e supermercados. Nem sempre vem escrito no rótulo se a máscara é hidratação, nutrição ou reconstrução. Então vai uma breve explicação do que deve conter cada máscara:
Hidratação:
Serve para repor água do cabelo. Você deve procurar máscaras que contenham Pantenol, Aloe Vera, Frutas, Glicerina, vegetais... A hidratação vai deixar seu cabelo macio e sedoso. Pode fazer mais vezes por não sobrecarregar os fios.
Esse foi o produto que escolhi para essa fase, em breve resenha dele no blog:

Nutrição:
Serve para repor a oleosidade do cabelo, é a mesma coisa que a Umectação Capilar que já ensinamos aqui no blog (Clique Aqui para ver). Procure máscaras que contenham óleos vegetais, manteigas ou ceras vegetais. A nutrição vai deixar seu cabelo sem frizz, realçar o brilho e diminuir o ressecamento.
Esse foi produto que escolhi para essa fase, em breve resenha dele:

Reconstrução:
Serve para repor massa e a queratina pro seu cabelo. Procure por máscaras que contenham queratina, óbvio. E também, se tiver colágeno e aminiácidos, melhor ainda. A reconstrução pode deixar o cabelo um pouco duro, mas é normal, pois está recuperando a fibra capilar. Por ser a etapa mais potente do cronograma, deve-se fazer com cautela, pois o excesso de queratina pode ocasionar queda nos fios. Faça no máximo a cada 15 dias, se o seu cabelo estiver muito danificado, caso contrário, uma vez por mês é o suficiente.
Esse foi o produto que escolhi para essa fase, já tem resenha dele no blog (Clique Aqui):

Para continuar o cronograma depois deste oficial você identifica o que mais o seu cabelo precisa, de acordo com os benefícios de cada etapa. Por exemplo, se seu cabelo está com muito frizz, pode aumentar a nutrição, se está bem danificado, faz mais uma reconstrução e por vai... Claro que depois que seu cabelo estiver lindo, saudável e sedoso, dá pra fazer somente manutenção uma vez por semana, cada pessoa deve perceber como está seu cabelo e ir cuidando conforme o que mais precisar.
Então é isso meninas, vou iniciar hoje mesmo meu cronograma, seguindo esse oficial que citei aqui. Após os 30 dias eu conto lá no instagram do blog (Clique Aqui para nos seguir) o que eu achei e como ficou a juba, ok? Espero que tenham gostado.
Beijos e até o próximo post!
Comments