Fuja dos Alimentos Falsos Saudáveis
- Pri
- 25 de ago. de 2015
- 3 min de leitura

Você finalmente decidiu mudar sua alimentação, seja para perder uns quilinhos extras, para melhorar a saúde, para ficar bem pelada rs, ou pra tudo isso junto. Decidiu começar uma dieta, na próxima segunda feira, lógico! O que fazer? Correr no mercado e encher o carrinho com tudo que diz no rótulo que é light e ser feliz para sempre, certo? Errado amiga. É aí que mora o perigo, não podemos confiar (nenhum pouco) somente na descrição no rótulo do produto. É preciso analisar bem o verso, onde contém a informação nutricional e também quais ingredientes foram utilizados. Os ingredientes vem escrito na ordem de maior quandidade, por exemplo, se o primeiro ingrediente da lista for açucar, alerta vermelho, pois é o que mais contém no alimento. Entenderam? Listamos aqui alguns alimentos falsos saudáveis bem comuns que são consumidos pela maioria das pessoas quando decidem iniciar uma dieta, são eles:
Biscoito de Água e Sal
Muitas pessoas acreditam que substituir seu delicioso pãozinho por bolacha de água e sal estão fazendo um ótimo negócio. Mas não, pois 4 bolachinhas "inofensivas" dessas equivalem a um pão francês, ou seja, tem a mesma quantidade de calorias. E vamos combinar que é difícil comer apenas 4 não é? Sem contar o fato de que elas são feitas com farinha branca e o ideal é evitar ao máximo seu consumo. Aí você me diz, mas eu comprei biscoito integral, está escrito na embalagem! Háaaaaaaa, mas você olhou atrás da embalagem amiga? Qual primeiro ingrediente da lista, an? Provavelmente é farinha de trigo enriquecida com ácido fólico. Olha lá se não é isso! Ou seja, o ingrediente que prevalece é a farinha branca, portanto, fail. Evite.
Barra de Cereal
É super comum você ver a mulherada com essas barrinhas na bolsa, dizendo que estão de dieta e elas são muito práticas pra levar na bolsa. Mas para ficarem mais atraentes para o consumidor, essas barrinhas contém alto de teor de gorduras e açucares, cobertura de chocolate, enfim, fibras que é bom nada né, a quantidade é mínima, não vale a pena. Se você quer consumir alimento prático e rico em fibras mesmo, prefira frutas desidratas e oleaginosas como nozes, castanhas, etc. Faz um mix delas e coloca em saquinhos pra carregar na bolsa e vai pra rua linda desfilar rs.
Sopa Instantânea
Elas seduzem o consumidor pela praticidade. Mas tome muito cuidado. Você já olhou a quantidade de sódio que essas sopas têm, olha lá no rótulo amiga, está escrito! Você vai ficar de boca aberta, pois a quantidade é realmente alta. Além do mais os nutrientes são mínimos. Deixa pra lá, esquece elas que é melhor. Faz assim, prepara uma sopinha delícia e saudável e congela pra consumir depois, assim fica prático também :)
Pão Integral
Aí a pessoa fala que de agora em diante será saudável (talvez pra tentar conquistar aquele boy lindo que viu na academia, enfim). Corre no mercado e compra o pão integral mais lindo e fofo, com zilhões de grãos e com menos calorias possível. Mas esquece novamente de conferir atrás do rótulo. Assim não dá né. Você sabe escolher o melhor pãozinho? Pois bem, vou te contar duas regras básicas: Ingredientes, o primeiro deve ser Farinha de trigo INTEGRAL, a segunda regra é a quantidade de fibras que tem ser no mínimo 3 gramas. Isso serve também para as torradas. Fique de olho!
Suco de Fruta Industrializado
Aqui mais uma vez somos tentados pela praticidade. Eu vou confessar, morro de preguiça de sujar liquidificador ou centrífuga de frutas para fazer sucos #prontofalei. Porém, não tem como fugir não viu. Pois esses sucos de caixinha em sua maioria contém uma quantidade mínima de frutas. E alta concentração de açucares, além do mais durante o processo de industrialização, a bebida perde antioxidades e nutrientes. As opções light apesar de conter menos açucar são ricas em sódio, o que não é legal. Triste não é? Mas é a realidade, aceite! rs
E aí gostaram? Já sabem que devem ficar super atentas ao verso do rótulo viu só, não se deixe enganar pela propaganda sedutora. Ideal mesmo é dar preferências para alimentos mais naturais e frescos possíveis. Deixe esses industrializados para casos esporádicos e emergenciais. E claro, consulte sempre que possível um nutricionista, este profissional sim poderá te orientar da maneira que você precisa.
Beijos e até o próximo post! =)
Leia também:
Comments